segunda-feira, 14 de março de 2011

ALECRIM DA HORTA


Alecrim da Horta (Rosmarinus officinalis)
Existem muitas histórias sobre o Alecrim. É de fato, uma planta conhecida há muitos e muitos séculos. Foi uma das principais plantas empregadas na antiguidade e era considerado como símbolo de amizade e lealdade.
Em alguns países, era utilizado para proteção contra bruxas e demônios. Em latim, significa orvalho do mar, já que cresce bem junto à costa . Existem várias espécies de alecrim – Baccharis dracunculifolia, Lippia Sidoides, que não são do gênero Rosmarinus e portanto, apresentam composição química diferente.
Hoje, falaremos do Rosmarinus Officinalis. Enquanto planta, é utilizada em cataplasmas e compressas , para dores musculares. Na culinária, por exemplo, entra na composição de pratos com carnes, em saladas, molhos. Algumas pessoas, a utilizam nos vasos, em conjunto com outras ervas, para tirar o mau olhado.
Na aromaterapia, o óleo essencial de alecrim, apresenta propriedades cardiotônicas, ele faz com que os batimentos cardíacos retornem à sua normalidade. Ele fortalece o ritmo cardíaco, principalmente quando se está amedrontado. É um estimulante mental, fortalece a mente quando o pavor e o terror entram no cenário do medo.
Clareia a mente, sendo capaz de dissipar dúvidas e indecisões. É conhecido como o óleo dos estudantes, pois ajuda a manter a atenção, a estimular a memória . Por ser antiespasmódico, age especialmente sobre os músculos, sendo eficaz como relaxante para os apertos típicos que acontecem em estados de medo.
Por ser um óleo digestivo, não só estimula a digestão, como também ameniza a indigestão. O óleo de alecrim, de acordo com seu princípio ativo (canfenona, cineol, verbenona, borneol, pineno), é indicado para aplicações diferentes. Por exemplo: o alecrim da horta com canfenona (lembra cânfora), não deve ser utilizado por pessoas com epilepsia, porém é excelente em casos de letargia, sonolência e preguiça, assim como em congestão nasal e pulmonar.
Já o alecrim com mais cineol ( eucaliptol), não é tão estimulante quanto o anterior, mas apresenta as mesmas propriedades de descongestão nasal e pulmonar. O tipo verbenona, é útil na proteção e tratamento de doenças degenerativas do fígado (cirrose, hepatite, intoxicações, icterícia e alcoolismo).
Nota: é importante citar, que mulheres grávidas e crianças, só devem utilizar óleos essenciais com a devida orientação e autorização médica. Não se auto-medique – nem com aromaterapia, florais, fitoterapia ou remédios alopáticos. Procure sempre um profissional capacitado para ajuda-lo.