terça-feira, 5 de abril de 2011

AROMATERAPIA


Segundo Shirley Price, aromaterapia é a utilização controlada e consciente dos óleos essenciais das plantas, com o objetivo de prover saúde e bem-estar à totalidade do indivíduo, isto é, ao conjunto formado por corpo, mente e espírito.É é assim que eu quero começar a nossa conversa destas próximas semanas. Falando sobre cura e saúde.
Lí um caso que relatava mais ou menos o seguinte: - um casal sem filhos, vivia há mais de 40 anos juntos, em perfeita harmonia. Até o dia em que a esposa faleceu. O marido, que era um homem bastante sadio, perdeu o interesse pela vida e passou a repetir que queria morrer para estar com a esposa. Apesar da família tentar confortá-lo, acolhê-lo, ele acabou falecendo em 3 meses.
O diagnóstico da morte foi : tristeza. E nós podemos entender que isso deve ter sido realmente verdadeiro, se olharmos à nossa volta. Quantas doenças hoje existem, decorrentes de stress, depressão, estados alterados de humor? Pesquisas demonstram que as emoções e a doença, a depressão e o pesar, estão fortemente associados à supressão do sistema imunológico. R. Gerber, em 1988 no seu livro Medicina vibracional, diz que: “as doenças podem ser causadas por vírus, bactérias, toxinas químicas e traumas físicos… e também por padrões disfuncionais de energia emocional e por modos não saudáveis como nos relacionamos com outras pessoas e com nós mesmos”.
Então, o que eu deixo para esta semana, é um exercício individual: o que eu penso, o que eu sinto, o que me dói? Quais foram os males que me atingiram nestes últimos tempos? Como estava o meu emocional na época? Vamos lá, coloque uma boa música, borrife um pouco de alfazema no ambiente (se for à noite), ou um pouco de água de hortelã * se for à tarde e se dedique alguns minutos para encontrar essas respostas. Até a próxima! *- água de hortelã: deixe folhas de hortelã em um tigela com água filtrada por pelo menos 6 horas. Coloque num borrifador e espalhe pela casa ou então, beba essa água refrescante, que abre os pensamentos e higieniza o ambiente! O hortelã equilibra, acalma, é um estimulante mental (auxilia a memória), auxilia nos processos de enxaquecas. Use também a hortelã em saladas e em chás. É um excelente analgésico, especialmente para o estomago.