segunda-feira, 11 de abril de 2011

COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS




Como usar os óleos essenciais?

Muitas pessoas perguntam como usar a aromaterapia no dia-a-dia. Como aproveitar ao máximo os óleos essenciais?
Bem, antes de mais nada, é importante se saber para qual dor, sofrimento, emoção, motivo se quer um óleo. Sabendo isso, parte-se para a busca do óleo propriamente dita. Ela pode ser feita através de livros, da internet, de catálogos (como os que temos na Ametista), de terapeutas.


Antes de se adquirir o óleo no entanto, é importante ter todas as informações e se possível, consultar pessoas especializadas, para não correr o risco de comprar um óleo inadequado. Embora não existam efeitos colaterais ou contra-indicações para os óleos, alguns no entanto, requerem mais atenção quando se destinam a pessoas com problemas como: epilepsia, hipertensão, ou até para crianças ou mulheres grávidas.



Bem, mas partindo do pressuposto que já se pesquisou e se tem todas as informações, vamos ao passo seguinte: como usar.
Os óleos podem ser usados internamente sim, quando indicados por profissionais competentes e quando a origem do óleo é comprovada e o produto possuir todos os registros pertinentes (inclusive Anvisa).



Mas falemos do uso externo:
- pode-se utilizar os óleos essenciais em massagens, diluídos em óleos carreadores também de origem vegetal. Para tratamento de dores musculares, artroses, LER, torções, o ideal é sempre se utilizar na proporção de até 8% de óleo essencial (Por exemplo: para 100 ml de óleo carreador, utilizar até 8 ml de óleo essencial). No caso de massagens relaxantes, pode-se diminuir para 3% de óleo essencial.



- puro – dependendo do óleo e da finalidade, ele pode ser utilizado puro sobre a pele, numa massagem das temporas por exemplo, na nuca, no timo.
- em cremes, gel ou loções (pode-se acrescentar os óleos essenciais ao creme ou loção hidratante, desde que não exista componente mineral na formulação). É importante que o creme ou a loção sejam de base neutra.



- em chumaços de algodão, lenços ou diretamente na fronha, se for um óleo para relaxamento e insônia
- em inalações (sempre diluindo o óleo em uma colher de álcool antes de adicionar a água). Neste caso, poucas gotas (5 a 10 dependendo da quantidade de água) são suficientes
- em borrifadores
- escalda-pés (diluindo também primeiramente em álcool )
Viram como é fácil? Então, que tal experimentar?


Na Ametista vocês não só encontram a lista de óleos e suas aplicações, como também outros produtos e ainda podem agendar uma consulta terapêutica, para identificação dos óleos adequados para suas necessidades.

PATCHOULI




PATCHOULI
Experimentar um óleo essencial é algo muito especial. Abrem-se canais dentro de nós, que nos trazem lembranças, sensações, desejos.

Vamos falar um pouco do óleo essencial de PATCHOULI.
O óleo de patchouli tem a propriedade de melhorar de odor com a idade. Ele é de um marrom-avermelhado profundo, sendo exatamente da mesma cor e consistência dos óleos de benjoim e mirra.
O patchouli vem da Índia, onde é conhecido como puchaput. A planta é da família labiada, mas o óleo é diferente dos outros óleos labiados. As folhas de patchouli são ovais, com 10 cm de comprimento e 13cm de largura. O pé alcança um metro de altura e as flores são esbranquiçadas, tingidas de púrpura. O patchouli se tornou inicialmente conhecido na Inglaterra em 1820, quando foi usado para impregnar os xales indianos que ficaram tão na moda que os desenhos eram copiados pelos tecelões de Paisley para serem exportados para muitas outras partes do mundo. Contudo, era impossível vende-los se não cheirassem a patchouli. Na década de 1860, o aroma de patchouli possuía a mesma popularidade na Inglaterra como teria na década de 1960. No Oriente o óleo é usado para perfumar o linho, e suas folhas são usadas em saches e potpourris.
É um óleo citofilático, poderoso cicatrizante (externo e interno), neuroestimulante, imunoestimulante, leve anti-inflamatório e antimicrobial, suave, fungicida leve, regenerador dos vasos sanguíneos, atuação hormonal feminina e masculina.
Indicações: rachaduras nos pés, frieiras, feridas que não cicatrizam, pele seca, envelhecida e cansada, coceiras e dermatites, cicatrizante de úlceras estomacais, hemorragias, antídoto para picada de cobras, fragilidade de vasos sanguíneos.
Atua no emocional para depressão nervosa, sonolência fora do normal, falta de animo, envolvente (afrodisíaco), autoconfiança, ousadia, coragem, segurança e busca por objetivos e sonhos, excesso de apetite, ausência de libido, ajuda a ligação com a terra, alivia depressão e medo e trabalha as compulsões.
Ajuda a esclarecer os problemas, levando-os ao ponto em que possam ser vistos mais objetivamente e possam ser resolvidos.
Excelente para ser utilizado em entrevista para novo emprego!
Como utilizá-lo? Em aromatizadores, em cremes, escalda-pés, massagens, difusores.

DESODORANTE PARA OS PÉS – creme/gel indicado para eliminar odores, prevenir rachaduras e frieiras.
- uso externo – aplicar nos pés, após banho, com os pés bem secos.
- apresentação: creme-gel elaborado com óleos essenciais de Tea Tree, Cravo em Botões, Patchouli.
Pode ser encontrado em nosso espaço em potes de 30 gr.