sexta-feira, 25 de março de 2011

AROMATERAPIA






Aromaterapia “ Meu pai tirou alguns frascos da prateleira acima do fogão e misturou vários líquidos numa tigela.


Depois, fez um compressa dobrando um pequeno pedaço de flanela, embebeu-a no líquido e colocou-a sobre o rosto do Homem.

Em meia hora, as dores tinham sumido e seu rosto não estava mais irreconhecivelmente retorcido como antes.


Agarrando a mesa com excitação, não conseguia tirar os olhos dele: foi um milagre! - Papa, você fez isto! - Mon chéri, Aquele que faz as plantas crescerem é quem fez isto”


De Homens e Plantas –Maurice Mességué Assim começa um livro chamado A Arte da Aromaterapia de Robert Tisserand.


E é assim que começo a escrever sobre este assunto que me fascina há mais de 20 anos. A terapia feita através da aplicação dos óleos essenciais, quer seja por uso interno, ou através de massagens, inalação, compressas, com o objetivo de auxiliar no processo de cura de processos físicos ou emocionais, é conhecida popularmente como Aromaterapia.


Maurice Gatefossé, pioneiro da moderna aromaterapia, afirmava: “os produtos são aplicados externamente, mas seu poder de penetração é grande o suficiente para agirem sobre os órgãos subjacentes às áreas onde foram feitas as aplicações tópicas”.


Na França, hoje, os óleos essenciais são utilizados por médicos , como coadjuvantes em diversos tipos de tratamento.


Psicoterapeutas utilizam os óleos essenciais, como silenciosos auxiliares durante as sessões com seus pacientes, pois muitos óleos ajudam as pessoas a relaxar.


Dentistas já utilizam alguns óleos em borrifadores, para higienizar e acalmar o ambiente e por extensão, os próprios pacientes.


Enfim, vamos a partir de agora, conversar sobre esses presentes que a Natureza nos oferta diariamente, quer seja através das plantas que temos em nossos jardins ou floreiras, quer seja em chás ou na forma de óleos essenciais. Vamos discorrer sobre os vários aspectos e utilizações dos óleos essenciais no nosso dia-a-dia.

CD - UNIVERSO ORANTE






Parte da renda obtida com sua venda é e será encaminhada a protetores de animais que não contam com subsídios financeiros de quaisquer ongs ou outras associações.


Trata-se de uma rede de pessoas físicas que se COMUNICAM constantemente, pelo facebook, e se MOBILIZAM - concretamente - para que animais abandonados, mal-tratados ou acidentados possam ser resgatados, socorridos, e encaminhados para adoção.


Para a aquisição dos CD's do projeto Universo Orante e para maiores informações, entrem em contato conosco, pelo email: cduniversoorante@gmail.com



Sandra Gorni




MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

AROMATERAPIA




Renata Maria Badin
Terapeuta corporal associada à ABRATH .
Técnicas: Reiki Aromaterapia (óleos de massagem, sinergias,loções, géis )
Auriculoterapia
Reflexologia
Spiral Taping
Drenagem linfática corporal e facial
Atividades: Palestras e Workshop sobre Aromaterapia
Aplicação: a consulta consiste no levantamento das necessidades da pessoa, através de uma anamnese e da reflexologia. Após, os óleos são selecionados e experenciados. Obtem-se então a sinergia individual, indicada para os sintomas apresentados que poderá ser utilizada em massagens, loções, inalação, compressas, aromatizadores de ambiente ou difusores pessoais (uso diário em contato com o corpo).

DE ONDE VEM OS FLORAIS?


De onde vem os Florais? Como são preparados?

Os florais foram desenvolvidos inicialmente na Inglaterra pelo Dr. Edward Bach, importante médico bacteriologista, na última década de 30.

Depois disso, seguindo sua inspiração, outros sistemas florais foram criados.


Os florais normalmente são preparados a partir de flores silvestres saudáveis que vivem em locais tranqüilos, livres da agitação e da poluição dos grandes centros urbanos.


As flores são colhidas cuidadosamente e colocadas em potes de vidro com água pura.


Conforme a flor, o preparo será pelo método solar ( ficam expostas ao sol durante um determinado tempo), pelo método da fervura ( fervidas nessa agua em recipiente refratário ou de aço inoxidável), ou pelo método do cristal (consiste em aproximá-lo das flores sem precisar colhê-las e depois colocá-lo na agua do pote que também fica sob o sol).


Após esse processo é adicionado conhaque, ou brandy de boa qualidade, ao líquido resultante para manter a conservação .


Após um desses procedimentos, coa-se o líquido e a ele adiciona-se mais conservante para que seja distribuido em pequenos frascos, geralmente de 10ml, e comercializados.


Essa é a apresentação da essência concentrada, também chamada de Stock ou estoque.


As várias soluções estoque, de várias flores, compõe o kit de um sistema floral.

ANIMAIS TAMBÉM TEM EMOÇÕES


Os Florais de Bach e o Rescue são um caminho natural e barato para manter seus animais felizes e saudáveis todos os dias. Com o aumento da medicina veterinária alternativa e complementar, muitos veterinários incluem a medicina do sistema Bach em suas praticas.


O Dr. Bach experimentou a medicação floral em animais e, concluiu que, as essências para os sintomas deles são as mesmas dos humanos (ele tratava seu cachorro com elas).


A terapia floral de Bach está ganhando, cada vez mais espaço, na medicina veterinária. Os animais respondem efetiva e rapidamente ao tratamento com os florais que podem ser administrados em: cães, gatos, ferretes, cavalos, aves, peixes, abelhas, etc., animais silvestres e animais selvagens.


As essências funcionam para tratar comportamentos, desequilíbrios mentais, emocionais e, como coadjuvantes valiosas para complementar o tratamento do veterinário, em diversas patologias. Você também pode usá-los como prevenção. No entanto, para condições persiste


ntes recomendamos um exame veterinário profissional para evitar diagnósticos errados. Rescue PetRescue para todas as situações estressantes de seu animal de estimação. Rescue é o calmante natural nº 1 dos dias de stress.


É uma mistura de cinco dos 38 Florais de Bach Originais e está provado ser tão útil para os animais quanto é para as pessoas.


Rescue pode ser usado para um efeito calmante de imediato em situações de stress, ou quando seu animal precisa de ajuda para uma variedade problemas emocionais ou comportamentais, tais como: Visita ao veterinárioMedo de barulho alto (fogos, trovões, etc.)Latido ou rosnado excessivo, choque, trauma, ou maus-tratos Adaptação a perda de um companheiro. A ansiedade da separação. Adaptação ao novo ambiente (casa, canil, estábulo, etc.) Obsessão de limpeza. Lamber ou se coçar constantemente, dentre outros.


Rescue é adequado para usar em animais de todas as formas e tamanhos.

Exemplos de animais que podem usar o Rescue:

RepteisPeixes (adicione no aquário)

Pássaros (diluir em água antes de usar)

Gatos

Cachorros

Cavalos

Coelhos

E muito mais...

FLORES


Cada planta é uma estrela terrestre. suas propriedades celestes estão escritas sobre as cores de suas pétalas e sua propriedades terrestres, na forma de suas folhas. Toda magia está contida nela em seu conjunto.

PROGRAMA DE RECONFIGURAÇÃO DO PLANO DE VIDA





O Programa de Reconfiguração objetiva orientar pessoas e instituições a criarem sua própria "caixa de ferramentas", sempre renovável, para se flagrar as crenças, registros e hábitos, mentais e emocionais, que impedem ou dificultam a fluência de processos em que a "vida" seja a geradora de sentido cotidiano e não a ausência dela.

Sandra Gorni atua com pesquisa, consultoria educacional e é orientadora do Programa de Reconfiguração do Plano de Vida, em sua versão individual e também institucional.