terça-feira, 12 de abril de 2011

MANJERONA


Manjerona (origanum majorana) A Manjerona é uma planta nativa da Ásia Central.
Fornece um óleo essencial docemente perfumado, bastante diferente da manjerona espanhola (Thymus mastichina). A manjerona espanhola, exala um aroma bem mais cortante e é vendida com freqüência, e de maneira errônea, como sendo a manjerona dos aromaterapeutas.
As folhas da manjerona apresentam uma tonalidade clara verde-acinzentado e são cobertas por uma penugem que, como em todas as plantas da família das Labiadas, protege a parte externa de suas delicadas glândulas de óleo essencial.
A manjerona vem sendo utilizada por séculos, como uma erva apropriada para a culinária e o seu sucesso nesse campo, deve-se provavelmente às suas propriedades digestivas. Seu óleo essencial é o mais sedativo dentro todos, além de ser equilibrante e conter propriedades neurotônicas.
Os antigos egípcios usavam essa planta para curar e superar o sofrimento e o seu óleo é conhecido hoje em dia pelos efeitos calmantes e reconfortantes sobre a mente. Seu nome deriva do grego e significa alegria da montanha; por isso mesmo é tida como um símbolo da felicidade.
Os gregos usavam-na nos túmulos, porque ela dava descanso, paz e alegria aos seus entes queridos, o que aliás, reforçava o sentido de conforto para os túmulos que os egípcios lhe atribuíam. Algumas das propriedades: analgésico, equilibrante, calmante, tônico nervoso, antiespasmódico, tônico digestivo, tônico respiratório, sedativo.
(texto extraído do Livro Aromaterapia e as Emoções de Shirley Price).