sexta-feira, 25 de março de 2011

AROMATERAPIA






Aromaterapia “ Meu pai tirou alguns frascos da prateleira acima do fogão e misturou vários líquidos numa tigela.


Depois, fez um compressa dobrando um pequeno pedaço de flanela, embebeu-a no líquido e colocou-a sobre o rosto do Homem.

Em meia hora, as dores tinham sumido e seu rosto não estava mais irreconhecivelmente retorcido como antes.


Agarrando a mesa com excitação, não conseguia tirar os olhos dele: foi um milagre! - Papa, você fez isto! - Mon chéri, Aquele que faz as plantas crescerem é quem fez isto”


De Homens e Plantas –Maurice Mességué Assim começa um livro chamado A Arte da Aromaterapia de Robert Tisserand.


E é assim que começo a escrever sobre este assunto que me fascina há mais de 20 anos. A terapia feita através da aplicação dos óleos essenciais, quer seja por uso interno, ou através de massagens, inalação, compressas, com o objetivo de auxiliar no processo de cura de processos físicos ou emocionais, é conhecida popularmente como Aromaterapia.


Maurice Gatefossé, pioneiro da moderna aromaterapia, afirmava: “os produtos são aplicados externamente, mas seu poder de penetração é grande o suficiente para agirem sobre os órgãos subjacentes às áreas onde foram feitas as aplicações tópicas”.


Na França, hoje, os óleos essenciais são utilizados por médicos , como coadjuvantes em diversos tipos de tratamento.


Psicoterapeutas utilizam os óleos essenciais, como silenciosos auxiliares durante as sessões com seus pacientes, pois muitos óleos ajudam as pessoas a relaxar.


Dentistas já utilizam alguns óleos em borrifadores, para higienizar e acalmar o ambiente e por extensão, os próprios pacientes.


Enfim, vamos a partir de agora, conversar sobre esses presentes que a Natureza nos oferta diariamente, quer seja através das plantas que temos em nossos jardins ou floreiras, quer seja em chás ou na forma de óleos essenciais. Vamos discorrer sobre os vários aspectos e utilizações dos óleos essenciais no nosso dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário